Logo-Gc-para-site.png

Qual o Papel da Contabilidade?

Atualizado: Jun 7



Praticamente todo mundo tem ideia, mesmo que por alto, do que uma contabilidade faz, assim como, praticamente todo mundo conhece um contador. Mas será que você entende de fato, de forma prática e simples o que um contador faz e porque a contabilidade é importante?


Se você ainda não sabia, chegou o momento!


Vamos lá, simples e prático, a contabilidade é responsável pelo cálculo, registro e projeção financeira de uma empresa e também responsável por manter o governo alinhado com esses registros das empresas.


Na prática existem dois tipos de contabilidade, a interna e a externa, normalmente o que vemos e conhecemos são contabilidades externas, ou seja, uma empresa independente que faz o papel de registro e conciliação de dados de outras empresas com o governo.


Praticamente todas as empresas precisam de uma contabilidade externa para manter a conciliação com o governo em dia e saber exatamente o quanto precisam pagar de tributos, taxas e outros valores. Sejam esses valores para a execução e venda dos produtos e/ou serviço da sua empresa, sejam os valores para a contratação e manutenção da sua equipe ou até mesmo para registro e manutenção do espaço físico de uma empresa. O papel da contabilidade é manter tudo registrado e garantir que a empresa cliente esteja de acordo com o esperado pelo governo.


Além disso, a contabilidade pode e deve te ajudar a entender o financeiro da sua empresa na parte interna também, ou seja, entender entradas e saídas, custos, gastos e com isso prestar suporte de informação para que aqueles que estejam a frente da empresa possam tomar decisões mais seguras.


Agora ficou mais claro né? Então siga a nossa página para mais conteúdos descomplicados e compartilhe com seus amigos!


#contabilidade #serviçocontabil #contador