Logo-Gc-para-site.png

O que é uma Auditoria Contábil?



Auditoria Contábil é um processo de análise dos resultados e da realidade financeira de uma empresa. A partir da auditoria contábil é possível averiguar com detalhamento todos os registros contábeis para identificar falhas, irregularidades ou fraudes que tenham acontecido naquele período. A Auditoria é capaz de apresentar a real situação de uma empresa com segurança e transparência nos dados analisados, podendo ser efetuada em empresas de todos os portes, desde pequenas empresas até multinacionais.


A realização de uma auditoria contábil geralmente é feita a partir da análise do Fluxo de caixa, Balanço Patrimonial e a DRE ) Demonstração de Resultado de Exercício. Porém, para que a auditoria seja feita da forma correta é preciso que todos os dados necessários sejam disponibilizados, seja pelo sócio da empresa ou pelo contador responsável. É imprescindível que o auditor seja independente e imparcial a empresa analisada, para não enviesar a sua análise e os resultados da mesma.


As principais áreas que podem ser auditadas durante o processo são: Administrativa, Patrimonial, Fiscal, Técnica, Financeira, Ética e Social. E normalmente o processo conta com seis etapas principais, são elas: Pesquisa, Planejamento, Controle Interno, Teste de Controle, Teste Substantivo e por fim o Parecer do Auditor.


Todas as empresas devem efetuar auditoria com uma certa regularidade para que tenham certeza de tudo que está sendo registrado e assim evitar erros e fraudes. Se você busca uma auditoria contábil para a sua empresa, entre em contato conosco.



#contabilidade #serviçocontabil #contador #auditoria