top of page
Logo-Gc-para-site.png

O que é Malha Fina?

Atualizado: 7 de jun. de 2021

Recentemente falamos sobre a importância do Planejamento Tributário para todas as empresas de todos os setores, falamos também sobre como nós da Gestão Contábil podemos ajudar com nossa solução acerca do tema. Mas e quando uma empresa não faz nada disso? O que pode acontecer com ela?


Quando uma empresa não paga seus impostos da forma correta, seja por descuido ou intencionalmente, a empresa está sujeita a cair na famosa “Malha Fina”, mas afinal, o que é a tal da “Malha Fina”?


A Receita Federal trabalha tanto na coleta como na análise de todos os impostos pagos, anualmente ela busca analisar a todos, porém por serem milhares de empresas com milhares de registros, a Receita Federal acaba atuando como uma “peneira”, que tenta pegar as inconsistências tributárias, por ser algo muito rigoroso, comumente as pessoas chamam esse processo de “Malha Fina”, ou seja, uma peneira onde poucas coisas passam despercebidas.


Quando uma empresa “Cai na Malha Fina”, significa que a Receita Federal encontrou inconsistências em sua declaração, e que para que tudo se resolva será necessário que algumas ações por parte da pessoa ou da empresa sejam executadas.


Muitas vezes basta que a pessoa ou a empresa apresentem e justifiquem essas inconsistências, mas muitas vezes é necessário que sejam pagas multas para que se resolva a situação. Caso a receita perceba que trata-se de uma sonegação ou uma fraude, certamente ela tomará as medidas necessárias para penalizar os autores.



bottom of page